Fatos e mitos sobre Acaí


Cada vez mais, mais e mais pessoas estão começando a experimentar os benefícios para a saúde dos superalimentos, como frutos do Açaí.

Um superfood pode ser definido como um alimento que oferece um valor nutricional superior para a quantidade de calorias que contém. Açaí é considerado um dos superalimentos superiores, geralmente devido às suas incríveis propriedades antioxidantes, e dizem ter muitos outros benefícios para a saúde.

Infelizmente, isso resultou em inúmeros fabricantes e distribuidores de suplementos fazendo alegações indignas sobre as maravilhas do açaí.

Sempre que um produto se torna popular, como o Acaí tem, falsas afirmações parecem aparecer em todos os lugares. Mas antes de investigar estes, vamos descobrir mais sobre Acaí.

Açaí é uma fruta de cor roxa escura que é semelhante em forma a uma uva. Estas bagas crescem em enormes aglomerados perto das coberturas das palmeiras, que crescem nas florestas tropicais da Amazônia.

Cada açaí contém apenas 10% de fruta e polpa e uma grande semente, que não tem benefícios, por isso colher esta fruta é laboriosa, uma vez que a árvore não tem ramos e cada grupo de bagas precisa ser cortado e derrubado manualmente para preservar a Fruta e polpa.

Açaí evoluiu da obscuridade das florestas tropicais para as cidades do Brasil, onde foi misturado em batidos saudáveis. Surfistas e pessoas esportivas alegaram que aumentou seus níveis de energia. Finalmente, os cientistas se aproximaram disso e descobriram que Acaí realmente tinha algumas propriedades benéficas.

Os benefícios de Açaí

O sabor do Açaí, uma vez processadas e em pó, muitas vezes é descrito como um sabor frutado de vinho tinto com toques de chocolate. Dentro da polpa nutricional e da pele, as o  Açaí é embalado com antioxidantes, aminoácidos, fibras, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais, tornando-se um fruto energizante quase perfeito.

A popularidade do Açaí é principalmente devido à sua alta concentração de antioxidantes. Resumidamente, os antioxidantes são moléculas que impedem a oxidação de outras moléculas. A oxidação produz radicais livres que podem danificar as células e glândulas dentro de nossos corpos, tornando-nos mais propensos a doenças e ao envelhecimento. Uma vez que nossos corpos estão expostos a uma variedade de toxinas e produzem trilhões de radicais livres, é importante tomar medidas para reduzir o efeito dos radicais livres no corpo. Ter uma dieta rica em antioxidantes é o primeiro passo e a introdução de Açaí em seu regime é outra maneira possível de prevenir danos aos radicais livres.

O Açaí foi reconhecido como um dos alimentos mais altos do mundo ORAC (Oxygen Radical Absorption Capacity). O ORAC é uma medida de quão bem os antioxidantes podem neutralizar os radicais livres. Quanto maior o valor, melhor o corpo o utiliza para combater os radicais livres. Açaí tem mais do dobro dos antioxidantes dos mirtilos e quase dez vezes maior que o das uvas.

Os antioxidantes encontrados em Açaí, antocianinas, são excelentes para a saúde do coração. A doença cardíaca está cada vez mais se tornando um problema no mundo e encontrar maneiras naturais de manter seu sistema cardiovascular saudável é uma excelente opção. Além disso, as antocianinas também são boas para prevenir a oxidação do colesterol. Quando circula colesterol, não importa se você tem níveis altos ou baixos, fica oxidado, fica com as paredes das artérias causando o estreitamento. Esta acumulação de placa eventualmente leva a pressão arterial elevada, o que, é claro, é perigoso.

  • A fibra encontrada na pele e polpa de Açaí pode ajudar a digestão. A fibra pode ajudar a prevenir ou aliviar a constipação e pode ajudar a suportar um sistema cardiovascular saudável.
  • Açaí é naturalmente alto em ácidos graxos essenciais com um perfil de ácido gordo semelhante ao azeite. A ligação entre ácidos graxos essenciais e saúde cardíaca e um sistema nervoso saudável está bem documentada.
  • O Açaí contêm aminoácidos que ajudam a promover o desempenho muscular, a produção de energia, a resistência e a força.
  • O açaí contêm tanto vitamina C como mirtilos e também são fontes de vitaminas A, B1, B2, B3 e E. Também é fonte de cálcio, magnésio, zinco e cobre.

Com um perfil nutricional tão incrível, não é difícil entender por que o Açaí pode ser benéfico para a sua saúde e podem ajudar a abrandar o processo de envelhecimento.

Não há dúvida sobre os benefícios para a saúde do Açaí.

Infelizmente, quando um produto se torna muito popular, infelizmente isso pode levar a informações e reclamações enganosas.

Em primeiro lugar, o maior setor para o qual o Açaí foi alvo é a perda de peso.

Existem inúmeros sites que afirmam que tomar Acaí em uma forma líquida ou cápsula ajudará a perder libras. Estima-se que um grande número da população adulta a qualquer momento esteja pensando em perder peso. É uma surpresa que Acaí tenha sido alvo desse público?

A verdade é que Acaí contribui para a saúde geral do corpo, e não deve ser confiado apenas para perda de peso. Um estilo de vida saudável, incluindo uma variedade de vegetais, proteínas de qualidade e frutas, juntamente com alguma forma de exercício, será benéfico.

Não estou descartando que Acaí possa ser benéfico, no entanto, não deve ser confiado apenas pela perda de peso. Sim, os antioxidantes ajudam a neutralizar os subprodutos da queima de gordura e, assim, garantir que o corpo possa continuar a queimar gordura. O conteúdo de fibra de Açaí ajudará a limpar o cólon e este é um dos passos para alcançar a perda de peso, pois muitos de nós têm uma digestão lenta.

Açaí é caro, uma vez que devem  ser congeladas em 24 horas para manter seu perfil nutricional intacto. O liofilizado preserva a bondade das bagas de Açaí encontradas na pele e na polpa e não no suco.

Muitos produtos que contêm Açaí usam apenas uma pequena quantidade de Açaí e carregam os produtos com outros enchimentos ou sucos.

Para resumir, Acaí :

  • Ajuda a aumentar seus níveis antioxidantes para auxiliar na neutralização de radicais livres prejudiciais.
  • Aumenta os níveis de energia.
  • Suporta seu sistema imunológico.
  • Ajuda a promover um sistema digestivo saudável.

Este conteúdo não se destina a substituir o tratamento médico convencional. Todas as sugestões feitas não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, condição ou sintoma. As instruções pessoais e o uso devem ser fornecidos por um clínico ou outro profissional de saúde qualificado.